FOTOS

FOTOS

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

CEBDS DISCUTE CIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Durante o evento, será lançado o Estudo Vulnerabilidade das Mega-cidades Brasileiras às Mudanças Climáticas de Sérgio Besserman Viana e Daniel Hogan.




Sérgio Besserman Viana


Por Gife
O CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável inicia dia 6 de maio, o Ciclo de Encontros Sustentáveis 2010, pelo Rio de Janeiro, com o tema Cidades e Mudanças Climáticas, antecipando uma discussão fundamental na preparação do Rio para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, segundo Marina Grossi, diretora do CEBDS e coordenadora do Encontro.

O evento, que vai debater as mudanças previstas em adaptação e mitigação nas grandes cidades brasileiras até 2016, contará com a presença de Bjorn Stigson, presidente do WBCS (World Business Council for Sustainable Development), e um dos destaques é o lançamento do Estudo Vulnerabilidade das Mega-cidades Brasileiras às Mudanças Climáticas de Sérgio Besserman Viana e Daniel Hogan.

Durante o Encontro será lançada também, a 1ª Jornada de Construção Sustentável – CEBDS que vai abordar a Sustentabilidade: O Legado da Copa. A Jornada tem como objetivo unir as principais entidades ligadas à construção sustentável, tais como CEBDS, por meio da sua Câmara Temática de Construção Sustentável, o ICLEI (sigla em inglês de Governos Locais pela Sustentabilidade) , o CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, para participar da agenda e debates sobre as obras que serão realizadas em infra estrutura urbana, nas cidades que vão receber os mega eventos nos anos de 2014 e 2016.

O Rio assumiu uma responsabilidade muito grande ao se credenciar para promover as Olimpíadas de 2016, bem como a Copa de 2014. Será discutida no evento a possibilidade de mobilizar os recursos públicos e privados para um modelo mais sustentável nas grandes cidades, explorando a oportunidade que mega eventos como estes carregam em termos de novos recursos e projetos. Para esta discussão foi chamado o setor privado, representantes do governo, ONGs e os tomadores de decisão. A idéia é começar a trabalhar já, explica Marina Grossi .

O Encontro Cidades e Mudanças Climáticas será realizado dia 6 de maio, das 9:00 às 16:00 horas, no Edifício RB1, na Avenida Rio Branco, no Rio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Gife/EcoAgência

Nenhum comentário: