FOTOS

FOTOS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

DIVULGAÇÃO DE PROJETO DE LEI CLIMÁTCA É ADIADA NOS ESTADOS UNIDOS

Autor: Fernanda B. Muller - Fonte: CarbonoBrasil/Agências Internacionais


As expectativas criadas para esta segunda-feira foram frustradas durante o final de semana quando os Senadores John Kerry e Joseph Lieberman anunciaram que a introdução do pacote de leis climáticas e energéticas no Congresso seria adiada devido a desentendimentos com o outro autor do projeto de lei, o Republicano Lindsey Graham.

Apesar de alguns detalhes do pacote já terem sido revelados, a divulgação do trabalho dos três senadores bipartidários era esperada para hoje, mas Graham resolveu abandonar o grupo dizendo estar perplexo com os planos do líder da maioria no Senado, o Democrata Harry Reid, de introduzir o projeto de lei sobre a imigração antes do climático, reportou a AFP.

Graham disse que se reengajaria na questão climática-energética se Reid retrocedesse em relação à reforma na imigração, que segundo ele “não é nada além de uma manobra política cínica”.

Em uma entrevista no domingo, Lieberman disse que o trio pretende se encontrar na segunda-feira para definir a estratégia para sua legislação, segundo jornal The New York Times. Segundo ele, Reid comentou que presume que o Senado primeiramente trataria da questão climática-energética, pois está mais avançada no processo legislativo que a imigração que ainda não emergiu nem como minuta.

“Ele me garantiu que fará antes da reforma na imigração, se estiver pronto (o projeto de lei)”, disse Lieberman.

Em meados de 2009, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei climática visando reduzir em 17% as emissões de gases do efeito estufa até 2020, com base nos níveis de 2005.

Entretanto, ao chegar ao Senado, o projeto que deve ser aprovado por ambas as casas, levantou polêmicas discussões que resultaram em um processo de readequação conduzido pelos três Senadores. Entre as medidas que devem ser propostas, quando divulgado o projeto de lei, estão um esquema de ‘cap and trade’ apenas para o setor de energia a curto prazo e incentivos para exploração de petróleo na costa e energia nuclear.

Nenhum comentário: