Discutir as metodologias e os resultados das medições dos gases de efeito estufa gerados na produção avícola e suinícola será o tema proposto para o Workshop Gases de Efeito Estufa na Produção de Suínos e Aves, que ocorrerá no dia 10 de maio deste ano, em Campinas/SP.
Além da temática de apresentar as metodologias existentes e aceitas internacionalmente para a determinação das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) produzidos em sistemas de produção dessas atividades e no armazenamento dos dejetos gerados, o evento apresentará relatos de experiências com trabalhos em ambiência na produção avícola e suinícola e o Relatório Brasileiro de Emissões de Metano na Pecuária.
Na oportunidade ocorrerá também discussões sobre o tema e a elaboração de uma posposta de projeto sobre a emissão dos GEE na produção envolvendo a Embrapa, Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) - Unicamp, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - USP e Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) – França.
De acordo com um dos coordenadores do workshop, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Paulo Armando de Oliveira, é de grande relevância discutir e possibilitar o desenvolvimento de projetos que visam a determinação das emissões destes gases devido ao quadro histórico dos sistemas de produção no país.
“As estimativas das emissões de GEEs, atualmente realizadas no Brasil, utilizam coeficientes técnicos que foram gerados em sistemas de produção implantados em instituições Européias ou Americanas, onde as condições climáticas são complemente diferentes. Atualmente o governo Brasileiro está sendo cobrado a apresentar os valores das emissões dos GEEs gerados nas produção animal”, relata.
No entanto, Paulo Armando conclui que é necessário a padronização das metodologias a serem usadas na determinação destas emissões para poder comparar com os dados de outros países, sendo que deve-se usar somente metodologias aceitas pela comunidade científica internacional para serem válidos os dados gerados no Brasil.
Realizado pela Embrapa Suínos e Aves e FEAGRI, o evento é direcionado para professores, pesquisadores e estudantes de Pós-graduação. Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails sac@cnpsa.embrapa.br e daniella.moura@feagri.unicamp.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário