FOTOS

FOTOS

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de abril de 2010

INDIOS DE MATO GROSSO PROMETEM RESISTIR E PARALISAM BALSA NO RIO XINGU , EM PROTESTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE

FONTE - GLOBONEWS

Indignados com o leilão para a construção da Usina de Belo Monte , lideranças indigenas do Xingu , Mato Grosso , decidiram paralisar a partir do dia 21 de abril(dia do índio), a travessia da Balsa do Rio Xingu , deixando atravessar apenas índios . A travessia da balsa liga São José do Xingu à outros municípios de Mato Grosso , e também a outros municípios do Pará . Por dia , cerca de 60 caminhões , 30 veículos de passeio e ônibus , usam os serviços da embarcação .
A ação é o primeiro , de muitos protestos programados pelos povos do Xingu no estado , contra a construção da Usina . " Se quiser construir a Usina de Belo Monte , deve mandar matar todos os índios " , disse o Cacique Kaiapó Megaron Txucarramãe . Segundo o cacique as lideranças reunidas na aldeia Piaraçu , na terra indígena Capoto-Jarina , discutem a questão da Usina de Belo Monte como : "mais uma traição " do governo brasileiro (LULA) e do Presidente da Fundação Nacional do índio ( Funai) , Marcio Meira , contra os povos indígenas ." Se não quiserem respeitar nós , não vamos respeitar eles " , disse .
O Cacique Kaiapó disse que , além da preocupação com os prejuízos que vão acontecer "caso" a Usina seja realmente "construída" , os índios já estão também receosos com a viabilização do projeto de construção do complexo de Hidrelétricas previstas para serem construídas no Rio Xingu . " Se eles conseguirem fazer a Usina de Belo Monte , vai ser mais fácil implementar outros projetos no Rio Xingu " disse . " Se o governo quer acabar com os Índios , então ele deve mandar o Exército matar os índios e tomar as terras , porque os índios vão resistir " . afirmou o Cacique Megaron Txucarramâe .
Esta é a segunda vez que os Kaiapós decidem parar os serviços da Balsa do Rio Xingu , em protesto contra a construção da Usina de Belo MOnte , em Altamira do Pará . A primeira aconteceu em 2009 . A manifestação reuniu , durante seis dias , lideranças de 15 etnias que moram no Rio Xingu , e cerca de 300 pessoas . O movimento foi liderado pelo Cacique Raoni Metuktire , que também estará presente nesta sexta-feira dia 23 de Abril , dia de São Jorge .

Nenhum comentário: