FOTOS

FOTOS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MATADOURO EM PERNAMBUCO DESPEJA RESÍDUOS EM AFLUENTE DO RIO SÃO FRANCISCO

Matadouro em PE despeja resíduos em afluente do Rio São Francisco
Por clipping
O Matadouro Público Municipal de Serra Talhada, a 415 km de Recife (PE), tem despejado, por semana, os resíduos de cerca de 800 animais abatidos no Rio Pajeú, afluente do Rio São Francisco.

A situação do local é alarmante e pede reformas em sua estrutura interna e nos arredores. Os dejetos dos animais se misturam à rede de esgoto do município, exalando um odor forte.

“Quando chove, a gente não aguenta porque o cheiro é insuportável”, afirmou a funcionária pública Ernauva Maria da Costa.

As canaletas de concreto do matadouro estão quebradas e a combinação desse odor com o lixo acumulado atrai porcos, principalmente no começo da semana, quando o número de abatimentos é maior.

Antes do matadouro ser construído, os moradores de Serra Talhada tinham no Rio Pajeú sua praia particular. “Eu até bebia a água do rio, mas agora está assim, sujo”, contou o aposentado Jurandir Feitosa.

O Secretário de Agricultura de Serra Talhada, Rafael Fernandes, tem o projeto de construção de um novo matadouro para o município orçado em R$ 1,7 milhão. No entanto, a cidade não tem verba suficiente para realizar a obra. “A solução mesmo seria um consórcio entre os municípios de Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz e Calumbi com verba dos governos Estadual e Federal”, explicou o secretário.

O município de Santa Cruz vive situação semelhante à de Serra Talhada. As águas do Rio Capibaribe ficaram avermelhadas com o acúmulo de resíduos despejados pelo matadouro municipal. (Fonte: G1)

Nenhum comentário: