FOTOS

FOTOS

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

TREZE PESSOAS SÃO PRESAS NO REINO UNIDO POR FRAUDE SOBRE CRÉDITOS DE CARBONO

Autor: Fernanda B. Muller - Fonte: CarbonoBrasil/Agências Internacionais


Após a confirmação da prisão de quatro pessoas na Alemanha seguida de investigações em mais de 50 escritórios (leia mais), mais 22 pessoas foram presas no Reino Unidos devido ao envolvimento com as chamadas fraude carrossel no pagamento da taxa de valor (VAT, em inglês) agregado na Europa.

Mais de 2,4 mil oficiais alemães e britânicos estavam envolvidos na operação que investigou no total 81 residências e escritórios, de acordo com o The Telegraph. Treze pessoas foram presas na Inglaterra e oito na Escócia.

O Reino Unido removeu no ano passado a cobrança da VAT sobre as permissões de carbono para evitar a continuidade da fraude que segundo a Europol envolveu € 5 bilhões.

A fraude carrossel, que freqüentemente é realizada na venda também de outros tipos de produtos como telefones celulares, ocorre quando os créditos de carbono são comprados em um determinado país europeu e importados para outro sem o pagamento da taxa de valor agregado (VAT, sigla me inglês). Ao vender os créditos para terceiros, os fraudadores cobram a taxa e desaparecem sem repassar para os governos.

Como medida de emergência, em fevereiro a Comissão Européia resolver passar a responsabilidade de pagamento da VAT para o comprador das permissões e tornou mais rígidas as regras para abertura de contas nos registros nacionais de emissão

Nenhum comentário: