FOTOS

FOTOS

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010

SINAIS POSITIVOS COMEÇAM A APARECER NO MDL

29/10/2010 - Autor: Fernanda b. Müller - Fonte: CarbonoBrasil/Agências internacionais


Após várias notícias que deixaram proprietários e desenvolvedores de projetos sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) preocupados, alguns sinais de melhoria no seu processo começam a vir à tona.

A desenvolvedora de projetos Camco declarou esta semana que as reformas nos procedimentos do MDL, conduzidas pelo Comitê Executivo nos últimos meses, triplicaram o número de projetos registrados, segundo a Point Carbon.

Já para o período pós 2012, quando expira o primeiro período de compromisso do Protocolo de Quioto, também apareceu uma luz no fim do túnel com o anúncio de alguns acordos fechados para compra de Reduções Certificadas de Emissão (RCEs).

A Camco também anunciou na quinta-feira que garantiu as suas primeiras opções em RCEs que serão emitidas após 2012 devido ao aumento do interesse dos compradores.

“O mercado evolui. Há um valor tangível para os créditos pós-2012”, disse à Reuters Yariv Cohen da Camco.

Ainda esta semana, um consórcio europeu anunciou a compra de 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente até 2018 provenientes de um projeto de geração de 140 MW de energia eólica no Marrocos (leia mais).

Além disso, a empresa química alemã Lanxess disse que investiu € 7 milhões em um projeto indiano de biomassa que vai gerar RCEs pós-2012.

Seguindo a onda de boas notícias, o site do MDL está sendo remodelado visando melhorar a navegação e deve estar no ar durante o final de semana.

Nenhum comentário: